ATIVIDADE
DE INTERVENÇÃO: ETAPA 3
Com
a proposta de trabalhar com dispositivos móveis Tablets,
por meio do software Fábrica de Tirinhas,
foi
possível
desenvolver
narrativas digitais, de maneira formal e informal, envolvendo
imagens, assim dinamizando o encontro.
O
vídeo inicial utilizado no encontro, Comercial
Itaú - crianças e a evolução tecnológica, trouxe memórias da
infância de muitos professores, refletindo como a tecnologia sempre
esteve presente em nossas vidas.
Aproveitando
o momento, em que comentavam sobre a tecnologia em toda parte,
puderam observar a Tirinha que retrata bem esse momento em que
vivemos, diferença entre as gerações, Professores
Analógicos e Alunos Digitais,
sabemos que ainda somos analógicos, e que precisamos de atualização,
para qualificar o ensino.
Depois
cada professor pode pesquisar sobre histórias em quadrinhos, podendo
obtar em usar o dispositivo móvel ou um computador Desktop ( e neste
momento evidenciou-se a diferença entre as gerações, sendo que
alguns professores mesmo tendo o tablet em mão, optou em pesquisar
no computador, e fazer anotações em folha).
Até
o presente momento tudo ocorreu conforme o planejado, porque a
internet foi utilizada apenas para pesquisa, o app
já estava instalado nos tablets
e nos Desktop
também.
Na
criação de HQs ( Histórias em quadrinhos) a dificuldade no
Hagáquê, foi a janela de objetos ou de balões ( pensamento),
precisa de apenas um clique, quando o professor clicava sem perceber,
duplamente, o programa ficava em cinza, e o usuário, neste caso o
professor, achava que o programa estava travando, então era preciso
mostrar ao grupo o porque acontecia. Outro desafio foi a galeria de
personagens e cenários ser pequena, mesmo havendo a possibilidade de
incluir imagens ou fotos do computador, mas algo que não prejudicou
a criação das histórias.
Já
nos tablets, a dificuldade relatada, era o travamento do arquivo ao
salvar as histórias, demorando muito para poder abrir nova tirinha
para a criação de outra história. Também a quantidade limitada de
personagens e cenário.
Mas
nossa maior dificuldade ocorreu após as histórias serem criadas, e
transformadas em arquivo jpg,
quando houve a necessidade de fazer upload da imagem para o livro
digital, ocorrendo lentidão da internet, impossibilitando concluir
a atividade ( transformar e ler as histórias em formato digital)
neste dia. Mas este imprevisto não prejudicou o andamento das
atividades, a qual foi muito divertida.
A
avaliação dos softwares foi positiva, podendo ser integrada ao
planejamento e à prática pedagógica, o que pode ser considerado
uma melhora na qualidade de nosso ensino.
E
fechando com vídeo Ensinando o Pai na Internet, foi possível
refletir que muitas vezes achamos conhecer algo, mas que na verdade
precisamos nos atualizar para realmente entender e saber ensinar
sobre o assunto.
Momento da realização da atividade...
Multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Municipal
Patrícia Popadiuk Córdova
Nenhum comentário:
Postar um comentário