sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atividade com dispositivos móveis


ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO: ETAPA 3




Com a proposta de trabalhar com dispositivos móveis Tablets, por meio do software Fábrica de Tirinhas, foi possível desenvolver narrativas digitais, de maneira formal e informal, envolvendo imagens, assim dinamizando o encontro. 

 
O vídeo inicial utilizado no encontro, Comercial Itaú - crianças e a evolução tecnológica, trouxe memórias da infância de muitos professores, refletindo como a tecnologia sempre esteve presente em nossas vidas.
Aproveitando o momento, em que comentavam sobre a tecnologia em toda parte, puderam observar a Tirinha que retrata bem esse momento em que vivemos, diferença entre as gerações, Professores Analógicos e Alunos Digitais, sabemos que ainda somos analógicos, e que precisamos de atualização, para qualificar o ensino. 


 
Depois cada professor pode pesquisar sobre histórias em quadrinhos, podendo obtar em usar o dispositivo móvel ou um computador Desktop ( e neste momento evidenciou-se a diferença entre as gerações, sendo que alguns professores mesmo tendo o tablet em mão, optou em pesquisar no computador, e fazer anotações em folha).
Até o presente momento tudo ocorreu conforme o planejado, porque a internet foi utilizada apenas para pesquisa, o app já estava instalado nos tablets e nos Desktop também.
Na criação de HQs ( Histórias em quadrinhos) a dificuldade no Hagáquê, foi a janela de objetos ou de balões ( pensamento), precisa de apenas um clique, quando o professor clicava sem perceber, duplamente, o programa ficava em cinza, e o usuário, neste caso o professor, achava que o programa estava travando, então era preciso mostrar ao grupo o porque acontecia. Outro desafio foi a galeria de personagens e cenários ser pequena, mesmo havendo a possibilidade de incluir imagens ou fotos do computador, mas algo que não prejudicou a criação das histórias.
Já nos tablets, a dificuldade relatada, era o travamento do arquivo ao salvar as histórias, demorando muito para poder abrir nova tirinha para a criação de outra história. Também a quantidade limitada de personagens e cenário.
Mas nossa maior dificuldade ocorreu após as histórias serem criadas, e transformadas em arquivo jpg, quando houve a necessidade de fazer upload da imagem para o livro digital, ocorrendo lentidão da internet, impossibilitando concluir a atividade ( transformar e ler as histórias em formato digital) neste dia. Mas este imprevisto não prejudicou o andamento das atividades, a qual foi muito divertida. 
http://www.youblisher.com/
 
A avaliação dos softwares foi positiva, podendo ser integrada ao planejamento e à prática pedagógica, o que pode ser considerado uma melhora na qualidade de nosso ensino.
E fechando com vídeo Ensinando o Pai na Internet, foi possível refletir que muitas vezes achamos conhecer algo, mas que na verdade precisamos nos atualizar para realmente entender e saber ensinar sobre o assunto. 



 Momento da realização da atividade...

 Multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Municipal


 
Patrícia Popadiuk Córdova

Nenhum comentário:

Postar um comentário