segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tablets - Atividades complementares



ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO: ETAPA 3


A atividade proposta é com o uso dos Tablets na escola, com a turma do 3 ano da professora Iracema e uso de Jogo de Matemática para dois.
Vale salientar que o projeto ainda está sendo executado, pois os alunos só podem ter aulas com as TIDC após agendamento e compatibilidade com as aulas aplicadas diariamente conforme planejamento do professora de sala.
Primeiro momento:
  • Apresentação do jogo e explicação de como iria funcionar, e regras para registro e uso do Tablet.
  • Apresentação do jogo de matemática para dois que estava instalado nos equipamentos.
  • Amostra de fotos e do programa Cymera para que possam estar efetuando alterações nas fotos para execução do vídeo no final do projeto.
  • Registro de resultados da dupla no jogo.
A primeira aula foi deixado livre para que conhecessem bem o jogo e conseguissem usar a câmera fotográfica.
Os alunos adoraram a ideia de trabalhar com jogos usando um equipamento diferente dos computadores, essa atividade foi está sendo muito prazerosa e os mesmos contam os dias para que possamos dar continuidade.
Na segunda aula eles começaram a registrar “para valer” os resultados dos jogos e também o registro de algumas fotos para a confecção do vídeo.
Um desafio grande é fazer com que eles se interessem por cada coisa no seu tempo, sabemos que o jogo é interessante e aguça a vontade de ganhar, com isso atinge-se objetivo de aprender a tabuada brincando. Outra situação é o registro das fotos para posteriormente usarmos para o vídeo, eles registram toda e qualquer foto sem muito foco ainda.
A maior dificuldade é com a dispensa da instrutora de informática que no caso sou eu, pois estando fora da unidade a agenda torna-se mais difícil. Mas com bom senso e boa vontade a atividade está saindo conforme planejada, apesar do desligamento da professora a escola dá liberdade para que possa ser aplicada a atividade, respeitando a agenda da sala e da professora da turma.
Diante do exposto podemos que jogos e brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança no ensino/aprendizagem, uma vez que desenvolvem o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída.
É fundamental que haja motivação por parte do professor para que o mesmo possa despertar na criança à vontade de participar, criar, desenvolver e construir, buscando, assim a construção do conhecimento.

Rosemeire Aparecida Alexendre Marques


 

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