ATIVIDADE
DE INTERVENÇÃO: ETAPA 3
Para avaliar a experiência,
quando falamos de educação, precisamos lembrar que o professor é
um mediador, e como tal também constrói conhecimentos através das
vivências com seus alunos.
Com esse foco, podemos afirmar
que muitos avanços foram alcançados com a turma do 3º ano da EBM
Presidente Castelo Branco. Num primeiro momento usamos o equipamento
multimídia para aperfeiçoarmos juntos o jogo “Letroca”,
proposto pelo Núcleo Específico. Nesta atividade os alunos puderam
sanar dúvidas pertinentes ao jogo que ficaram pendentes
anteriormente. A experiência de descobrirem as palavras juntos foi
muito divertida e todos queriam ajudar para conseguirem o maior
número de palavras. Ficou evidente a importância do trabalho em
equipe.
Em Geografia nosso conteúdo
era indústrias e comércios. Usamos o equipamento para procurarmos
na internet, no google maps o bairro onde está situada a escola e
procuramos as indústrias e os comércios existentes nas proximidades
da escola. Depois alguns lugares onde os pais dos alunos trabalham,
ligando posteriormente com a disciplina de História que trabalha
profissões. Com certeza, a visualização do que estava sendo
proposto gerou maior interesse pelo conteúdo e teve maior
significado.
Em Língua Portuguesa, o
multimídia foi utilizado para avaliação de leitura. Os alunos
escolheram um texto informativo para leitura. O objetivo era avaliar
a dicção, pronúncia das palavras, e a entonação nos sinais de
pontuação. A leitura foi filmada e posteriormente colocada no
multimídia para análise. Cada aluno pode perceber alguns aspectos
que necessitavam melhorar na leitura. Essa atividade foi muito
significativa, e talvez a mais proveitosa com o equipamento, pois
permitiu ao aluno se perceber na atividade. Quando o professor fala o
aluno tenta melhorar o que foi solicitado, mas nem sempre entende
exatamente o que precisa melhorar. Quando ele se vê na atividade,
entende com maior facilidade o que está sendo solicitado. Outro fato
a salientar, é a simplicidade da atividade. Muitas vezes temos medo
do desconhecido, no caso a utilização do multimídia, porque
pensamos que precisamos elaborar atividades mirabolantes para serem
importantes. Essa atividade evidenciou que a simplicidade também
produz resultados.
Na disciplina de Educação
Física, realizamos um trabalho em parceria com a professora que
também fez uso do multimídia para apresentação e discussão de
vídeos sobre o trânsito. Os professores de Educação Física
estavam trabalhando o projeto “Trânsito”, para o qual foi
desenvolvida uma sequência didática a ser desenvolvida nas
disciplinas de Língua Portuguesa (leituras, poesias e tirinhas),
Geografia (regras de trânsito e placas) e Matemática (cálculos e
pesquisa na Sala Informatizada), Ciências (poluição do meio
ambiente e recicláveis). O projeto de Educação Física será
encerrado com uma gincana envolvendo toda a escola no dia primeiro de
dezembro. Mas as atividades com as TDICs continuam, pois iremos fazer
filmagens e fotos para apresentar e avaliar as atividades juntamente
com os alunos, utilizando para isso o multimídia.
No processo apresentado, as
dificuldades encontradas estão relacionadas a metodologia utilizada
para integração do multimídia nas atividades, pois ainda estamos
aprendendo a utilizá-lo nas aulas e estamos testando possibilidades,
as quais vão sendo validadas e/ou reformuladas de acordo com as
respostas do alunos ao que é proposto. Ainda estamos num processo de
avaliação.
Outra dificuldade encontrada,
foi a dispensa da profissional da sala informatizada, que auxiliava
no preparo do equipamento e apresentava sugestões. Com isso,
deixamos de contar com um auxílio valioso.
Diante do exposto nesse relato,
podemos concluir que é possível implementar a prática pedagógica
com o uso do equipamento multimídia, pois há muitas possibilidades
de utilização do mesmo pela sua funcionalidade nas diversas
disciplinas. Porém, temos consciência que estamos apenas iniciando
esse processo, que ainda há um longo caminho a percorrer. Por outro
lado, quando descobrimos que é possível a integração das TDICs e
a motivação e interesse que as mesmas proporcionam aos nossos
alunos, também ficamos motivados para continuar o caminho.
Iracema Bayer Rosá
Nenhum comentário:
Postar um comentário