segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Avaliação da experiência - Uso do Equipamento Multimídia


ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO: ETAPA 3


      Para avaliar a experiência, quando falamos de educação, precisamos lembrar que o professor é um mediador, e como tal também constrói conhecimentos através das vivências com seus alunos.

       Com esse foco, podemos afirmar que muitos avanços foram alcançados com a turma do 3º ano da EBM Presidente Castelo Branco. Num primeiro momento usamos o equipamento multimídia para aperfeiçoarmos juntos o jogo “Letroca”, proposto pelo Núcleo Específico. Nesta atividade os alunos puderam sanar dúvidas pertinentes ao jogo que ficaram pendentes anteriormente. A experiência de descobrirem as palavras juntos foi muito divertida e todos queriam ajudar para conseguirem o maior número de palavras. Ficou evidente a importância do trabalho em equipe.

      Em Geografia nosso conteúdo era indústrias e comércios. Usamos o equipamento para procurarmos na internet, no google maps o bairro onde está situada a escola e procuramos as indústrias e os comércios existentes nas proximidades da escola. Depois alguns lugares onde os pais dos alunos trabalham, ligando posteriormente com a disciplina de História que trabalha profissões. Com certeza, a visualização do que estava sendo proposto gerou maior interesse pelo conteúdo e teve maior significado.

      Em Língua Portuguesa, o multimídia foi utilizado para avaliação de leitura. Os alunos escolheram um texto informativo para leitura. O objetivo era avaliar a dicção, pronúncia das palavras, e a entonação nos sinais de pontuação. A leitura foi filmada e posteriormente colocada no multimídia para análise. Cada aluno pode perceber alguns aspectos que necessitavam melhorar na leitura. Essa atividade foi muito significativa, e talvez a mais proveitosa com o equipamento, pois permitiu ao aluno se perceber na atividade. Quando o professor fala o aluno tenta melhorar o que foi solicitado, mas nem sempre entende exatamente o que precisa melhorar. Quando ele se vê na atividade, entende com maior facilidade o que está sendo solicitado. Outro fato a salientar, é a simplicidade da atividade. Muitas vezes temos medo do desconhecido, no caso a utilização do multimídia, porque pensamos que precisamos elaborar atividades mirabolantes para serem importantes. Essa atividade evidenciou que a simplicidade também produz resultados.

      Na disciplina de Educação Física, realizamos um trabalho em parceria com a professora que também fez uso do multimídia para apresentação e discussão de vídeos sobre o trânsito. Os professores de Educação Física estavam trabalhando o projeto “Trânsito”, para o qual foi desenvolvida uma sequência didática a ser desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa (leituras, poesias e tirinhas), Geografia (regras de trânsito e placas) e Matemática (cálculos e pesquisa na Sala Informatizada), Ciências (poluição do meio ambiente e recicláveis). O projeto de Educação Física será encerrado com uma gincana envolvendo toda a escola no dia primeiro de dezembro. Mas as atividades com as TDICs continuam, pois iremos fazer filmagens e fotos para apresentar e avaliar as atividades juntamente com os alunos, utilizando para isso o multimídia. 
 
      No processo apresentado, as dificuldades encontradas estão relacionadas a metodologia utilizada para integração do multimídia nas atividades, pois ainda estamos aprendendo a utilizá-lo nas aulas e estamos testando possibilidades, as quais vão sendo validadas e/ou reformuladas de acordo com as respostas do alunos ao que é proposto. Ainda estamos num processo de avaliação.
 
    Outra dificuldade encontrada, foi a dispensa da profissional da sala informatizada, que auxiliava no preparo do equipamento e apresentava sugestões. Com isso, deixamos de contar com um auxílio valioso. 
 
     Diante do exposto nesse relato, podemos concluir que é possível implementar a prática pedagógica com o uso do equipamento multimídia, pois há muitas possibilidades de utilização do mesmo pela sua funcionalidade nas diversas disciplinas. Porém, temos consciência que estamos apenas iniciando esse processo, que ainda há um longo caminho a percorrer. Por outro lado, quando descobrimos que é possível a integração das TDICs e a motivação e interesse que as mesmas proporcionam aos nossos alunos, também ficamos motivados para continuar o caminho.

Iracema Bayer Rosá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário